Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

Princípios de oração por Pr. Airton Ap. Benedini

PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO

São três os níveis de oração, eu gostaria de abranger hoje com você caro leitor estes níveis, para que você possa no seu dia a dia entender que, existe um tipo especifico de oração para cada caso.

O primeiro nível denominamos de: nível de DEUS, o Segundo nível meu, terceiro nivél dos outros.
Vamos conhecer a oração no nivél de Deus.
Porque a nossa oração é determinada a elevar a grandeza de DEUS, pelo que ele é pelo que ele faz e pelo que ele fez.

São três os tipos de oração: Ações de Graça, Louvor e Adoração.
Nós vamos conhecer agora cada tipo de oração uma pôr uma.


(Nível de Deus)

AÇÕES DE GRAÇA

Ações de graça é a primeira forma de oração do nível de DEUS porque a gratidão é uma coisa muito importante, porque traz vida, paz e alegria, devemos ser agradecidos. (Cl. 3:16)

A gratidão é mais do que palavras é uma atitude em nosso coração.
A gratidão desenvolve a nossa fé. Ações de graça são basicamente, os atos de agradecermos a Deus as bênçãos derramadas sobre nós.
Como agradecer a Deus toda a glória, pelas bênçãos sem fim?Há momentos que não encontramos palavras para agradecer o que nos faz o Senhor nosso Deus.
Jesus também agradece o pai. (Jo.11:41), Jesus tinha um jeito especial de dar Graças (Lc. 10:21).
Ações de graça é um tipo de sacrifício (Lv. - 7:2). O livro de primeira Crônicas no capitulo 25:3 diz que: uma das funções dos cantores do templo era Ações de Graça.

Isaías 51:3, há uma promessa da presença de restauração pôr ações de graça. (Jr. 30:19 e 33:10, 11), quando nós nos apresentamos a Deus com o coração cheio de gratidão e com cânticos que expressem isto o Senhor se agrada e com certeza nos abençoa.

Por que ter um coração agradecido a Deus?

1) Pôr quê Ele é que perdoa as nossas iniqüidades.

2) Ele è quem sara todas as nossas enfermidades.

3)Quem da cova redime a tua vida.

4)Ele é quem te coroa de graça e misericórdia, quem farta de bens a tua vida.

A ação de graças é o caminho para o louvor , quando nós vamos nos colocar na presença de Deus em oração é preciso agradecer, tudo o que ele tem feito pôr nós quando temos esta atitude passamos a exaltar a Deus e desta forma começamos a louvar cantando as suas grandezas e suas maravilhas. (Sl. 92:1, 95:2, 147:7, 50:14, 23).

Ação de graça é um sacrifício espiritual a Deus.
As ações de graça devem acompanhar todas as nossas orações (Fp. 4:6).
Todas as respostas de orações devem ser esperadas com ações de graça. (Cl. 4:2; 1ºTs. 5:8, 2ºCo. 4:5); As ações de graça estão presentes nos céus. (Ap. 4:9 e 7:12). Eu gostaria que você meu caro leitor ao ler este livro começasse a praticar o que esta lendo e então verás como o seu momento de oração vai ficar mais especial.
Orar não é só falar com Deus, mas é muito mais, é ter a intimidade de abrir o coração e compartilhar, projetos, sentimentos, momentos de indecisão em direções a serem tomadas, é falar o que pensamos e sentimos e saber ouvir o que Deus nos orienta a fazer, quando Ele se comunica com o nosso espírito.

Agora vou falar com você a respeito da oração de Louvor e como deve ser valorizada qual é o seu valor e seus benefícios, para que em sua vida de cristão você possa sempre usar esta arma poderosa contra o inimigo se nossas almas, e também poder chegar a Deus com o espírito cheio de alegria.

O LOUVOR é a forma de você expressar a Deus o que ele faz seu poder, majestade e soberania.
Esta oração também pode ser feita em forma de cânticos ou hinos, como eram os salmos no velho testamento. O Louvor tem o poder de transmitir as pessoas o que Deus fez no passado e pode fazer pôr ela; também exalta o poder de Deus criando em nossos corações uma fé de que este Deus tudo pode, com isto o louvor vai nos libertando dos pensamentos negativos e nos despertando para tudo o que Deus pode fazer em nossas vidas pôr mais difícil que possa parecer.
Em forma de cânticos o Louvor se torna avivado trazendo alegria aos corações tristes e oprimidos obs.: Geralmente quando uma pessoa vai pela primeira vez a uma Igreja Evangélica, ela chega triste, cheia de problemas, perturbada e oprimida às vezes nervosas e tensas e o Louvor é a arma para quebrar este gelo, permitindo que estas pessoas fiquem alegres e a vontade para que o Espírito Santo possa operar em suas vidas.
Como diz um ditado no mundo quem "“ canta seus males espanta “"
O Louvor também tem a função de trazer a unção do Espírito Santo para que a palavra de Deus possa fluir livremente no coração do pregador para que ele não fale só pelo seu entendimento, mas transmita a palavra de Deus revelada pelo Espírito, e Deus possa falar o que quer com a congregação.
Aqui eu deixo para vocês algumas passagens Bíblicas aonde vocês poderão encontrar alguns exemplos de Louvor.
(Sl. 34-1, Sl. 22-3 Hb. 13-15, Lc. 24: 53).

Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressar em cânticos e palavras e glorificações.
A igreja primitiva estava sempre louvando a Deus.
Quando estamos louvando, Deus esta sendo entronizado. Entronizar é reconhecer a grandeza, a exaltação o poder e a glória.
Quando enchemos nossa vida e nosso lar, ou terras ou lugares de louvor, Deus estará presente e criando um clima de paz.
Quando Deus nos toca o coração e nos preenche realmente, as nossas únicas expressões, para realmente mostrar-mos o nosso amor a ele são as lágrimas.
A oração de louvor é a porta de entrada ao Trono da graça, para a Adoração.
(2ª Cr. 5: 13-14; Sl. 119:164, e 34:1).

O cântico como já me referi pode ser um veiculo de louvor e adoração, mas não é necessariamente louvor e adoração. Temos que levar a sério o relacionamento com Deus.
As pessoas que na igreja estejam incumbidas de fazerem o louvor tem a função de conduzir o povo ou a igreja na presença de Deus; e estas pessoas precisam ser integras convertidas, e ter uma vida repleta de jejum, oração e consagração.
Cantar todo mundo canta.
Abrir a boca e cantar um cântico decorado e bater palmas não é louvar; Louvar é cantar expressões que saiam do coração, para louvar e expressar a Deus a honra e a Glória.
Louvar a Deus é mais que cantar. A oração de louvor mais do que a palavra é a atitude.
Atitude de louvar a Deus com o meu sentimento.
Nosso destino é o trono é a glória de Deus, e Deus hoje pode ter o seu trono em nosso coração.
Gozar a vida é viver na presença de Deus.
Não se iluda, porque se alguém tem um encontro real com Jesus Cristo; esta pessoa vai passar a agradá-lo.
Você não sente fome de sexo, ou outro prazer carnal qualquer no coração, mas sente fome de se encher de Deus. Quem anda com o coração cheio de Deus, segue os princípios de Deus.

Oração é mais do que palavras, Oração é um modo de viver, é o oxigênio da nossa alma, sem oração não há cristianismo, não há vida espiritual.
(Jo. 15:7 – Sl. 37:4 e 8:1).
O louvor é a atitude adequada para as reuniões na igreja.

O louvor é a arma contra os inimigos, (2ªCr. 20,21 e 22).

O louvor é a fonte de alegria (Sl. 9:1 e 2- 35:27).

O louvor esta ligado à movimentação física, (Sl. 63:4 e 134:2).

Louvamos com o nosso corpo; quando você cumprimenta uma pessoa, existe uma expressão corporal, o calor muda para cada pessoa de acordo com o amor que você sente pôr ela.
Irmãos Deus é uma pessoa que quer ser cumprimentada pôr você.
Como se abraça a Deus?
Louvando com expressões corporais mostrando o calor do nosso amor para com ele.
O louvor esta em nossa boca; devemos estar constantemente, dando Glória a Deus. Isto é louvor.
Não devemos ter vergonha e sim orgulho, orgulho de ser-mos de Jesus.



Onde Ele esta um dia eu estarei, porque se eu não me envergonhar d’Ele com certeza Ele virá para me buscar, ”Maranata” ora vem Senhor Jesus. ´


O louvor pode ser dirigido a Deus ou aos homens (Pv. 27.21; Pv. 31.30; Rm. 3.3; II Cor. 7.14). Afinal, louvor é elogio. A bíblia diz que o próprio Deus louvará aos salvos (I Cor. 4.5). A adoração, porém, só pode ser dirigida a Deus. “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto” (Mt. 4.10; Ap.19.10).

Podemos louvar ao Senhor com nossas palavras, declarando seus atributos e a grandeza dos seus feitos. Esta é também uma forma de testemunho da nossa fé. Podemos fazer isto falando ou cantando. Vemos, portanto, que louvor não é sinônimo de música, como muitos consideram. É preciso que compreendamos isso. O louvor a Deus, antes de ter uma forma musical, precisa ser uma experiência pessoal e espiritual. É maravilhoso cantar as canções que outros irmãos fizeram, mas é também importante que cada pessoa louve ao Senhor com suas próprias palavras, falando ou cantando sobre sua própria realidade e sua experiência com Deus. Louvor é uma forma de oração.

O louvor existe, não para ser um elemento a mais no culto, nem para servir como entretenimento. Sua beleza muitas vezes nos deixa maravilhados, mas isso não é o mais importante. Muitas vezes ficamos preocupados com as questões técnicas do louvor musical e nos esquecemos dos fatores espirituais. Tudo isso tem a sua importância, mas o espiritual precisa ser priorizado, embora não sirva como desculpa para a deficiência técnica.

Como ministros de louvor, trabalhamos muito para a sua realização, e da melhor forma possível. Precisamos, porém, estar atentos para o objetivo do que fazemos. O louvor foi realizado, mas... foi eficaz? Produziu efeitos? Muitas pessoas nem imaginam que o louvor possa produzir algum efeito. Mas vejamos o que diz o texto de (At. 16.25-26): “Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.” Nesse episódio, o efeito do louvor foi a libertação dos cativos. O poder de Deus se manifestou naquele lugar.


O louvor precisa sair do coração do homem, inspirado pelo Espírito Santo, e alcançar o coração de Deus. Existem muitas questões implícitas nessa frase, muitos aspectos que viabilizam ou bloqueiam o verdadeiro louvor, conforme estudaremos oportunamente. Quando conseguimos alcançar o coração de Deus e agradá-lo, então o Senhor libera o seu poder, de maneira que naquele ambiente, onde o verdadeiro louvor se realiza, a ação de Deus acontece. Os demônios não podem permanecer (I Sm. 16.16; Sl. 149.6-9). Os oprimidos são libertos e há uma atmosfera celestial, propícia à ação do Espírito Santo e adequada para o pronunciamento da mensagem profética (II Rs. 3.15-16).

Que o Senhor nos abençoe para que o nosso louvor seja aperfeiçoado como instrumento do Espírito Santo no meio do seu povo.



ADORAÇÃO

Este tipo de oração é a forma mais elevada que possamos encontrar, aonde sentimos a presença do Senhor ao nosso lado nos abraçando. Adoração é a resposta do meu amor ao amor de Deus.
Não há adoração verdadeira sem o auxilio do Espírito Santo, (Marcos 12:30); Ama o teu Deus com o fervor do teu coração e do teu espírito.

Adoração é estar diante do trono do Senhor declarando a ele o seu amor pelo que ele é; Devemos viver em adoração, ninguém adora sem estar na real presença do Trono da graça.
A Adoração é o relacionamento mais alto com Deus, é o toque do meu espírito com o espírito de Deus é uma coisa profunda é a plenitude de estar diante de Deus, adorar é concentrarmos na presença de Deus (Ap. 4:9 ao 11).
A Bíblia nos mostra nestes versículos a atitude dos seres celestiais na presença de Deus.

Eu tenho em minhas pregações enfatizado sempre que Deus colocou um vazio no coração do homem que só é preenchido quando o homem se torna um verdadeiro adorador; A bíblia diz no livro de (Jo. 4:24), Deus é espírito e importa ser adorado em espírito e em verdade. Se nós não tomarmos a posição de sermos verdadeiros adoradores o vazio que sentimos em nosso coração jamais será preenchido.
Os seres humanos procuram de todas as formas encontrarem a solução para preencher este vazio, mas sem sucesso, o que, mas chegam perto é de uma falsa alegria e liberdade que encontram na bebida alcoólica, nas drogas, nas noitadas de prostituição que, ao chegarem ao dia seguinte experimentam uma ressaca uma solidão e um vazio ainda maior. Você não vai encontrar no dinheiro, nas drogas, no sexo e em nada neste mundo o que preencha este vazio, este vazio só é preenchido quando você se torna um adorador de Deus.
No momento que você se torna um adorador, você não é mais o mesmo; você passa a viver com dignidade. Quando você aprende o caminho do trono, sua vida será diferente. Você não anda de qualquer jeito, você não vê qualquer coisa, você se veste diferente, você não fala palavras torpes, você anda com dignidade.
A única coisa que Deus procura hoje é verdadeiros adoradores e se procura verdadeiros é porque com certeza há falsos adoradores. Toda a bíblia é um fascinante relato de Deus a procura do ser humano. Desde a queda do homem no jardim do Éden, Deus esta no seu encalço, a procura de indivíduos que se disponha a cumprir a função para o qual foram criados: adorar o Senhor.
È isto, fomos feitos para adorar, mas qual tem sido o alvo ou objeto da nossa adoração?
A quem prestamos nossa adoração (Ex.20.1-5; At.10.24-26; 14. 11-18; Ap 22. 8-9)? Deus é exclusivo no que se refere à adoração. Ele não aceita concorrência.Ele disse não terá outros deuses diante de mim, Eu sou o Senhor.As pessoas de hoje cultuam muitos deuses, embora se achem sofisticadas de mais para acreditar em um deus. O culto a personalidades, ao poder e ao dinheiro, ao prazer, á natureza, á força humana, aos demônios, ás tradições religiosas acontece como traição contra Deus, que é o único a quem se deve adorar.
O imperativo da adoração, a adoração não é meramente uma opção; adoração é um dever, é um imperativo. ”Deixar de adorar é estar em falta com Deus”(Sl 96.9;Ap 14.7;15.4);o propósito de Deus para nós ao nos criar e ao nos salvar em Cristo, foi adorá-lo;fora da adoração de Deus o homem encontra-se fora do propósito de sua existência e ,por isso mesmo,fadado a uma vida sem sentido.
O modo da adoração, a mulher samaritana, numa tentativa de desviar do foco principal a conversa que tratava com Jesus, referiu-se á disputa sobre o lugar certo para se adorar a Deus que havia entre judeus e samaritanos. A resposta de Jesus volta ao centro da questão: não é a forma do culto,nem o lugar que importa,mas que a adoração aconteça “em espírito e em verdade”,em qualquer lugar.
A adoração não é uma atividade extra na vida; adoração é o próprio estilo de vida do crente. Tudo em nós deve ser para adoração
(1ªCo 10.32; Sl 103.1), adoração é santificação pessoal (Is 1.15-17; 59.2), é reverência (Ex3. 5. Hc2. 20), é intimidade (Sl25. 14), é compromisso; adoração é também envolvimento, é engajar-se. Depois de Moisés descalçar os seus pés e adorar ante a majestade de Deus, ele tomou o cajado e foi liberar o povo cativo. Em Marcos 1.35-39 temos Jesus Cristo levantando-se alta madrugada e indo para um lugar deserto para orar. Mas logo depois, ele vai por toda a Galiléia pregando nas sinagogas e expelindo demônios. Por que a adoração nos motiva a servir.
Lembre-se Deus esta a procura de adoradores, será que Ele vai encontrar entre nós?


A Adoração pode expressar de várias formas, mas a adoração não é somente expressão. Mas podemos usar veículos de expressão de adoração. Quais os elementos da adoração?

1) A oração pode ser veículo de adoração, o louvor, as ações de graça, a confissão dos pecados ou da palavra.

2)A oferta na igreja é uma expressão de adoração.

3)Muitos são os elementos, a própria pregação ou leitura da bíblia.

Adoração é a resposta do meu amor ao amor de Deus. Se você ama a Deus, tudo que você quer é a glória de Deus. Viver com Deus, que gostoso, viver com Deus... .

Atitudes de adoração

1) (Lc. 7:36 ao 39).
Um coração quebrantado e um espírito contrito, Deus não despreza.
Contritar é reduzir a pó, é assim que deve ser o nosso coração na presença de Deus.

2) Humildade, adoração sem humildade é amor sem compromisso.

3) Amor, sem amor é impossível agradar a Deus porque Deus é amor (1ºCo. 13:1-9).

4) Dádiva, quem ama dá, por que entende que dar é melhor que receber (Rm. 5:8).

Quando ministramos ao Senhor é Ele que nos ministra e ficamos cheios da graça. Você jamais vai dar ao Pai mais do que Ele te dá, quanto mais você der a Ele mais Ele vai te dar seja em que aspecto for.
Na Adoração Deus é o objeto da nossa oração e o lugar da oração é o Espírito.
Seja um adorador, invista mais tempo na adoração. Conheça Deus na intimidade.Não seja um mero visitante na sala do trono, entre e permaneça lá – isso mudará a sua vida, comece a praticar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário